quinta-feira, 13 de novembro de 2014
A Rússia
A Rússia e o fim da União Soviética
A Rússia é o maior pais da Europa ,tanto em extensão territorial e população.
A formação da União Soviética e o planejamento econômico.
Em 1917 o povo russo teve o papel principal de uma revolução social que mudou os rumos do país. E ela foi liderada pelo partido Bolchevique ,uma aliança entre o proletariado urbano e os camponeses derrubou o czarismo (O Regime monárquico russo ) e implantou o primeiro governo Socialista em uma nação .E em 1922 ,a união da Rússia com outras repúblicas fronteiriças deu início formal á URSS.
A economia passou a ser controlada de forma mais direta pelo estado , buscando-se modificar a condução da economia mercantil. Logo após a revolução ,iniciou-se uma guerra civil entre os antigos detentores do poder ,com o apoio de outros países europeus , e o governo comunista . Este conflito provocou grande desorganização na economia russa.
Com o fim dessa guerra civil e com a vitória dos comunistas , a União Soviética teve que adotar várias medidas para reorganizar sua economia .entre as principais estava a nova Política Econômica.
Urbanização e Industrialização
As transformação ocorridas na União Soviética com a instauração do planejamento econômico estatal levaram a uma intensa industrialização, relacionada ao setor de bens de produção.
A urbanização soviética foi uma das mais aceleradas no mundo , motivada ,pela industrialização .
A Guerra fria
A união Soviética foi um dos países mais devastados pela segunda guerra mundial. Houve mais de 20 milhões de mortos, o que dificultava a reconstrução por falta de mão de obra. Mesmo assim ,os esforços realizados para o reerguimento da nação conseguiram tornar a união Soviética uma grande potência econômica e militar.
O desenvolvimento tecnológico conquistado com a corrida aeroespacial (entre Estados unidos e União Soviética ).A união soviética obteve avanços também no setor bélico-nuclear , fabricando em 1949,sua primeira bomba atômica e, em 1961, a mais poderosa bomba nuclear já construída.
Por causa da guerra fria, maioria dos recursos matérias da união soviética era voltada para a produção bélica ,considerada estratégica para a produção do país.
O fim da União Soviética e a formação da CEI
Nos anos 1980, os problemas relacionados á precariedade na produção de bens de consumo agravarem-se, e a população soviética estava bastante descontente com a situação econômica, social e política do país.
1985 adotam - se um novo governo, no entanto os problemas se aprofundaram.
Em 1991, as repúblicas que fazia parte da União Soviética tornaram- se independentes, e a URSS se extinguiu.
Foi feito um acordo para a formação CIE (Comunidade dos Estados Independentes), participava as ex- repúblicas soviéticas, com exceção das repúblicas bálticas. Ficou decidido a independência política de cada Estado-membro, aceitando-se a cooperação econômica sob a liderança da Rússia.
As mudanças da sociedade russa nos anos 1990
A adequação da sociedade russa para uma economia de mercado e para a abertura do país ao capital estrangeiro foi permeada por profunda crise, com grande aumento da pobreza e do emprego.
Em 1998, uma intensa crise economia obrigou a Rússia mudar sua política economia. Em 2000 Vladimir adotou-se uma política nacionalista que recuperou a economia russa, tornando de maior crescimento. Essas melhorias, sobretudo aumentam o preço do petróleo, um dos principais produtor de exportação do país.
A economia russa
Rússia compõe o bloco BRICS, que se refere ao crescimento econômico e que podem tornar as grandes potências mundiais. A Rússia também participa do G8 grupo das oito maiores economias mundiais, mais pela sua importância geopolítica e militar, ainda herança do período soviético.
Mesmo com a recuperação econômica pela qual a Rússia passou nos anos 2000, a crise de 2008 fez com que situação sofresse grande revés. Assim essa dependência das exportações de petróleo levou o governo a investir nos setores de geração elétrica.
Após o fim da URSS, deu – se pouca importância ao desenvolvimento da agricultura, mas no final dos anos 2000 tornou- se uma das prioridades dos planos governamentais.
A indústria russa é bem diversificada. A maior parte do parque industrial russo ainda é a baseada na infraestrutura soviética e composta por setores da indústria pesada, de energia e de mineração. Destacam – se a indústria metalúrgica, a siderúrgica, a naval, a bélica, a de energia nuclear e a petroquímica. No setor de bens de consumo destacam – se a indústria automobilística, a têxtil e a de eletrodomésticos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário