sexta-feira, 14 de novembro de 2014
Europa Mediterrânea
A Europa Mediterrânea abrange uma área ao sul da Europa, com o litoral voltado para o mar mediterrâneo. O mediterrâneo é a principal porta de imigrantes no sul da Europa, sobretudo africanos especialmente pela proximidade e pelos laços econômicos existentes desde o período colonial.
Os países mediterrâneo estão entre os mais atingidos pela crise econômica atual , especialmente Portugal e Grécia por a integração a União Europeia e a moeda única, o ouro, acabou levando esses países a enorme endividamento.
Itália
Desde o início do século XX, a Itália aproveitou-se de sua fachada para o mediterrâneo e de seu poder militar para ampliar sua influência comercial e colonial no norte da África. Para atingir esse objetivo, assim como a Alemanha , o país travou relações conflituosas e fez acordos posteriores com a Inglaterra e com a França.
A aliança com a Alemanha e com o Japão na segunda guerra mundial marcou o crescimento do país pela via militar expansionista. A região norte é mais desenvolvida e com maior concentração de área industrializadas é nessa região também que se localizam os maiores centros urbanos ,e onde a população tem renda mais elevada e melhor condições de vida .
A região sul apresenta áreas rurais de baixo desenvolvimento com precárias condições de vida. Nessa região , surgiram, há décadas, organizações criminosas que passaram a controlar até mesmo a política ,sendo a Máfia a mais conhecida.
Nos últimos vinte anos ,o crescimento da economia italiana tem sido baixo. O governo há anos enfrenta problemas com o agravamento das condições de vida da população, com aumento do desemprego e do endividamento do país.
Espanha
A Espanha, localizada na península Ibérica, foi juntamente com Portugal, uma das principais nações do período das grandes navegações, formando um grande império com várias colônias na América. Após a década de 1990, o crescimento espanhol atraiu muitos imigrantes , que em geral realizam trabalhos de menor remuneração. Com o aumento do desemprego com a crise de 2008 o governo passou a recusar imigrantes e até mesmo a pagar passagens para o retorno deles ao país de origem.
A Espanha foi um dos principais países a apoiar os Estados Unidos na "guerra a terra" e no envio de tropas ao Iraque. No entanto a reação internacional e dentro do próprio país contra essa guerra, além da crise econômica atual, provocaram mudanças na posição do governo que o fizeram retirar as tropas ao Iraque.
Portugal
Ao lado da Espanha , Portugal foi uma das principais nações do período das grandes navegações. No entanto, ao longo do tempo o país perdeu a maioria de seus territórios coloniais, entre os quais o Brasil.
Após a primeira guerra mundial, Portugal entrou em um período de instabilidade política que resultou num golpe militar de estado, em 1926. Na década de 1960, o regime iniciou a repreensão militar aos movimentos de independência de sua colônias na África.
Em 1974, um movimento militar liderado por jovens oficiais, a revolução dos cravos, por fim a ditadura deu inicio a um período de democracia e de modernização econômica no país.
Mesmo ates da crise de 2008, o crescimento Português já se apresenta bastante baixo, e o país passava por vários problemas sociais e econômicos.
Turquia
O território da Turquia tem uma parte na Ásia e outra na Europa e faz fronteira com p Oriente Médio com a população de 78.7 milhões de habitantes(2011) a Turquia é um dos maiores países do Mediterrâneo e apresenta bom potencial de crescimento econômico. No entanto, sua renda é bem inferior á dos países europeus, o que sempre foi um dos impedimentos a aceitação do país pela UE.
A indústria é o setor que mais vem crescendo na economia turca. Com metade das exportações voltada para União Europeia, o país foi diretamente afetado pela crise de 2008.
A Turquia é um dos principais aliados militares dos Estados Unidos na Busca de Estabilização política do Oriente Médio e durante a guerra no Iraque. Após a primeira guerra mundial, a Turquia foi uma das únicas nações a torna-se imediatamente independente sem passar pelo domínio europeu. O processo de formação da Turquia envolveu vários conflitos , entre 1915 e 1923, episódio nunca foi admitido pelo governo turco.
Grécia
No século XX a Grécia viveu instabilidade política social. Localizada na península dos Bálcãs , entre a Europa , a África e o Oriente Médio, o país sofreu constante influencia das potências econômicas que buscaram garantir controle sobre seus territórios, que tem importante posição estratégico.
Até o século XIX a Grécia encontrava-se sob a influência do império Otomano. Com o fim deste passou á influência da Inglaterra e da França, sendo invadida pela Alemanha durante a Segunda guerra .
Na década de 1970 p governo militar que se instaurou no país pós fim a monarquia, e, na década de 1980. Em 2001 tornou-se membro da UE.A Grécia foi um dos países europeus mais efetados pela crise econômica em 2008.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário