quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Iugoslávia


A formação da Iugoslávia

Em 1918, com o fim da Primeira Guerra Mundial, foi fundado o Reino dos Sérvios, Croatas, Eslovenos, que em 1929 passou a chamar-se Iugoslávia, sob o governo dos Sérvios.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a fragmentação interna da Iugoslávia facilitou da ocupação do país por italianos e Alemães.
A resistência á invasão nazista foi feita por grupos comunistas favoráveis a uma Iugoslávia unificada-os comandada por Josep Broz Tito, com o fim da Guerra, Tito tornou-se líder do governo Iugoslavo.

A Iugoslávia no pós-guerra

As principais medidas econômicas adotadas pela Iugoslávia foram uma ampla reforma agrária, que entregou cerca de 80% das propriedades para os pequenos produtores, e a adoção de um sistema de autogestão com base na propriedade social e não estatal dos meios de produção e dos recursos naturais administrados pelos trabalhadores.

o fim da Iugoslávia

Tito governou a Iugoslávia até morrer, em 1980. Sob sua liderança os vários grupos étnicos-sérvios , Croatas, Eslovenos , Montenegro e Macedônios conviveram no mesmo Estado, com direitos iguais.
o Desnível econômico entre o Norte e o Sul terminou em uma crise , no qual se manifestaram as tensões entre os várias etnias.
Em 1889, foram feitas reformas de cunho litoral, que provocaram o fim do regime de partido único e a realização de eleições livres(em 1990).
A separação do Croácia motivou a intervenção do exercito Iugoslavo , de maioria Servia , iniciando a Guerra da Croácia (1991). Com o reconhecimento pela comunidade internacional da independência da Croácia e da Eslovênia, a guerra prosseguiu na Bósnia-Herzegovina.
Os gastos com essa guerra levaram a uma intensa crise econômica na região. O desemprego chegou a 50% da população economicamente ativa;a fome, as doenças e outros grandes problemas sócias tornaram-se comuns.

A região da ex-Iugoslávia hoje

Com um passado de guerras étnicas que duraram toda a década de 1990, a região de ex-Iugoslávia é marcada pela tentativa de reconstrução de suas sete repúblicas, incluindo Kosovo. A Republica da Eslovênia pertence a UE, a Croácia fez um pedido para também ingressar nesse bloco econômico, mas não foi aceita até 2011.
A Europa foi atingida intensamente pela crise econômica mundial, no final da década de 2000. Os países que vinham tendo um crescimento em grande escala , entre 2004 e 2007, passaram a crescer negativamente, em 2008 e 2010, evoluíram nas taxas de desemprego e pobreza. Economicamente falando a Croácia , a Eslovênia e a Servia são os países mais desenvolvidos. Tendo cerca de 30% do seu PIB do setor industrial a Eslovênia é o país mais industrializado.
Metade da população Eslovena vive em áreas rurais.A economia da pois é bastante dependente das exportações para a Itália, Alemanha e Austrália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário