sexta-feira, 14 de novembro de 2014
Europa Mediterrânea
A Europa Mediterrânea abrange uma área ao sul da Europa, com o litoral voltado para o mar mediterrâneo. O mediterrâneo é a principal porta de imigrantes no sul da Europa, sobretudo africanos especialmente pela proximidade e pelos laços econômicos existentes desde o período colonial.
Os países mediterrâneo estão entre os mais atingidos pela crise econômica atual , especialmente Portugal e Grécia por a integração a União Europeia e a moeda única, o ouro, acabou levando esses países a enorme endividamento.
Itália
Desde o início do século XX, a Itália aproveitou-se de sua fachada para o mediterrâneo e de seu poder militar para ampliar sua influência comercial e colonial no norte da África. Para atingir esse objetivo, assim como a Alemanha , o país travou relações conflituosas e fez acordos posteriores com a Inglaterra e com a França.
A aliança com a Alemanha e com o Japão na segunda guerra mundial marcou o crescimento do país pela via militar expansionista. A região norte é mais desenvolvida e com maior concentração de área industrializadas é nessa região também que se localizam os maiores centros urbanos ,e onde a população tem renda mais elevada e melhor condições de vida .
A região sul apresenta áreas rurais de baixo desenvolvimento com precárias condições de vida. Nessa região , surgiram, há décadas, organizações criminosas que passaram a controlar até mesmo a política ,sendo a Máfia a mais conhecida.
Nos últimos vinte anos ,o crescimento da economia italiana tem sido baixo. O governo há anos enfrenta problemas com o agravamento das condições de vida da população, com aumento do desemprego e do endividamento do país.
Espanha
A Espanha, localizada na península Ibérica, foi juntamente com Portugal, uma das principais nações do período das grandes navegações, formando um grande império com várias colônias na América. Após a década de 1990, o crescimento espanhol atraiu muitos imigrantes , que em geral realizam trabalhos de menor remuneração. Com o aumento do desemprego com a crise de 2008 o governo passou a recusar imigrantes e até mesmo a pagar passagens para o retorno deles ao país de origem.
A Espanha foi um dos principais países a apoiar os Estados Unidos na "guerra a terra" e no envio de tropas ao Iraque. No entanto a reação internacional e dentro do próprio país contra essa guerra, além da crise econômica atual, provocaram mudanças na posição do governo que o fizeram retirar as tropas ao Iraque.
Portugal
Ao lado da Espanha , Portugal foi uma das principais nações do período das grandes navegações. No entanto, ao longo do tempo o país perdeu a maioria de seus territórios coloniais, entre os quais o Brasil.
Após a primeira guerra mundial, Portugal entrou em um período de instabilidade política que resultou num golpe militar de estado, em 1926. Na década de 1960, o regime iniciou a repreensão militar aos movimentos de independência de sua colônias na África.
Em 1974, um movimento militar liderado por jovens oficiais, a revolução dos cravos, por fim a ditadura deu inicio a um período de democracia e de modernização econômica no país.
Mesmo ates da crise de 2008, o crescimento Português já se apresenta bastante baixo, e o país passava por vários problemas sociais e econômicos.
Turquia
O território da Turquia tem uma parte na Ásia e outra na Europa e faz fronteira com p Oriente Médio com a população de 78.7 milhões de habitantes(2011) a Turquia é um dos maiores países do Mediterrâneo e apresenta bom potencial de crescimento econômico. No entanto, sua renda é bem inferior á dos países europeus, o que sempre foi um dos impedimentos a aceitação do país pela UE.
A indústria é o setor que mais vem crescendo na economia turca. Com metade das exportações voltada para União Europeia, o país foi diretamente afetado pela crise de 2008.
A Turquia é um dos principais aliados militares dos Estados Unidos na Busca de Estabilização política do Oriente Médio e durante a guerra no Iraque. Após a primeira guerra mundial, a Turquia foi uma das únicas nações a torna-se imediatamente independente sem passar pelo domínio europeu. O processo de formação da Turquia envolveu vários conflitos , entre 1915 e 1923, episódio nunca foi admitido pelo governo turco.
Grécia
No século XX a Grécia viveu instabilidade política social. Localizada na península dos Bálcãs , entre a Europa , a África e o Oriente Médio, o país sofreu constante influencia das potências econômicas que buscaram garantir controle sobre seus territórios, que tem importante posição estratégico.
Até o século XIX a Grécia encontrava-se sob a influência do império Otomano. Com o fim deste passou á influência da Inglaterra e da França, sendo invadida pela Alemanha durante a Segunda guerra .
Na década de 1970 p governo militar que se instaurou no país pós fim a monarquia, e, na década de 1980. Em 2001 tornou-se membro da UE.A Grécia foi um dos países europeus mais efetados pela crise econômica em 2008.
quinta-feira, 13 de novembro de 2014
A Rússia
A Rússia e o fim da União Soviética
A Rússia é o maior pais da Europa ,tanto em extensão territorial e população.
A formação da União Soviética e o planejamento econômico.
Em 1917 o povo russo teve o papel principal de uma revolução social que mudou os rumos do país. E ela foi liderada pelo partido Bolchevique ,uma aliança entre o proletariado urbano e os camponeses derrubou o czarismo (O Regime monárquico russo ) e implantou o primeiro governo Socialista em uma nação .E em 1922 ,a união da Rússia com outras repúblicas fronteiriças deu início formal á URSS.
A economia passou a ser controlada de forma mais direta pelo estado , buscando-se modificar a condução da economia mercantil. Logo após a revolução ,iniciou-se uma guerra civil entre os antigos detentores do poder ,com o apoio de outros países europeus , e o governo comunista . Este conflito provocou grande desorganização na economia russa.
Com o fim dessa guerra civil e com a vitória dos comunistas , a União Soviética teve que adotar várias medidas para reorganizar sua economia .entre as principais estava a nova Política Econômica.
Urbanização e Industrialização
As transformação ocorridas na União Soviética com a instauração do planejamento econômico estatal levaram a uma intensa industrialização, relacionada ao setor de bens de produção.
A urbanização soviética foi uma das mais aceleradas no mundo , motivada ,pela industrialização .
A Guerra fria
A união Soviética foi um dos países mais devastados pela segunda guerra mundial. Houve mais de 20 milhões de mortos, o que dificultava a reconstrução por falta de mão de obra. Mesmo assim ,os esforços realizados para o reerguimento da nação conseguiram tornar a união Soviética uma grande potência econômica e militar.
O desenvolvimento tecnológico conquistado com a corrida aeroespacial (entre Estados unidos e União Soviética ).A união soviética obteve avanços também no setor bélico-nuclear , fabricando em 1949,sua primeira bomba atômica e, em 1961, a mais poderosa bomba nuclear já construída.
Por causa da guerra fria, maioria dos recursos matérias da união soviética era voltada para a produção bélica ,considerada estratégica para a produção do país.
O fim da União Soviética e a formação da CEI
Nos anos 1980, os problemas relacionados á precariedade na produção de bens de consumo agravarem-se, e a população soviética estava bastante descontente com a situação econômica, social e política do país.
1985 adotam - se um novo governo, no entanto os problemas se aprofundaram.
Em 1991, as repúblicas que fazia parte da União Soviética tornaram- se independentes, e a URSS se extinguiu.
Foi feito um acordo para a formação CIE (Comunidade dos Estados Independentes), participava as ex- repúblicas soviéticas, com exceção das repúblicas bálticas. Ficou decidido a independência política de cada Estado-membro, aceitando-se a cooperação econômica sob a liderança da Rússia.
As mudanças da sociedade russa nos anos 1990
A adequação da sociedade russa para uma economia de mercado e para a abertura do país ao capital estrangeiro foi permeada por profunda crise, com grande aumento da pobreza e do emprego.
Em 1998, uma intensa crise economia obrigou a Rússia mudar sua política economia. Em 2000 Vladimir adotou-se uma política nacionalista que recuperou a economia russa, tornando de maior crescimento. Essas melhorias, sobretudo aumentam o preço do petróleo, um dos principais produtor de exportação do país.
A economia russa
Rússia compõe o bloco BRICS, que se refere ao crescimento econômico e que podem tornar as grandes potências mundiais. A Rússia também participa do G8 grupo das oito maiores economias mundiais, mais pela sua importância geopolítica e militar, ainda herança do período soviético.
Mesmo com a recuperação econômica pela qual a Rússia passou nos anos 2000, a crise de 2008 fez com que situação sofresse grande revés. Assim essa dependência das exportações de petróleo levou o governo a investir nos setores de geração elétrica.
Após o fim da URSS, deu – se pouca importância ao desenvolvimento da agricultura, mas no final dos anos 2000 tornou- se uma das prioridades dos planos governamentais.
A indústria russa é bem diversificada. A maior parte do parque industrial russo ainda é a baseada na infraestrutura soviética e composta por setores da indústria pesada, de energia e de mineração. Destacam – se a indústria metalúrgica, a siderúrgica, a naval, a bélica, a de energia nuclear e a petroquímica. No setor de bens de consumo destacam – se a indústria automobilística, a têxtil e a de eletrodomésticos.
O leste europeu
A formação do leste Europeu
Desde a antiguidade, as características do leste europeu são bastantes diferenciadas das características da porção ocidental do continente. No inicio do sec.xx, a região leste era denominada pelo império Alemão, Austro-húngaro, Otomano, e Russo. Apenas a Sérvia, a Bulgária, a Romênia e a Grécia eram independentes. A mais importante transformação do Leste Europeu,no entanto, se deu após a Segunda Guerra Mundial, mudanças ocorridas nas fronteiras entre os países, mas também pelo modelo político econômico adotado, O socialismo. Esses países em geral aliados da URSS , estavam associados por vários tratados , sendo os principais o Comecom e o Pacto de Varsária. O Comecom criado em 1949 tinha como objetivo integrar e proporcionar o desenvolvimento econômico dos Estados membros (URSS, ALEMANHA ORIENTAL entre outros.)
O pacto de varsária alinça militar entre os países Socialista criada em 1955, foi uma resposta desde o bloco á outra aliança militar dos países capitalista.
O fim do bloco socialista e a Crise dos anos 1990
A queda do Muro de Berlim, em 1989 foi um dos marcos principais do fim do bloco socialista. Nesse período, após uma série de mobilizações populares nos países do Leste Europeu, deu-se início á queda dos vários regimes socialistas existentes na região. A Alemanha até então dividida entre Alemanha ocidental(capitalista)e Alemanha oriental(socialista), passou pelo processo de reunificação em 1990.
A adesão dos países do Leste Europeu ,economia de mercado, com privatização e diminuição dos direitos sociais da população, acabou provocando intensa crise , já que se tratava de países acostumados com o planejamento econômico, cuja economia era relativamente fechada ao comércio exterior.
Muitos países passaram por queda nas taxas de expectativa de vida , pela diminuição do PIB e pela elevação de suas dividas.
A fragmentação nacional e a formação de novas fronteiras
A diversidade de nacionalidades vivendo em um mesmo país foi uma característica do Leste Europeu. Quando o bloco socialista chegou ao fim, as populações de nacionalidade
variadas passaram a reivindicar autonomia nacional, provocando processos de fragmentação.
Há 3 casos principais relacionadas a essa questão : a fragmentação da Iugoslávia, que envolveu a região em grande violência nos anos de 1990; a independência das republicas soviéticas , que no inicio ocorreu de forma pacífica, mas no final teve alguns conflitos; e a separação da Thecoslováquia em republica Theca e Eslováquia, que ocorreu de forma pacífica.
o atual Leste da Europeu , entendido como os antigos países socialistas , é composto por três grupos: antigos países da Cortina de ferro, as ex-repúblicas soviéticas e os países que surgiram com a fragmentação da Iugoslávia.
O Leste Europeu hoje
A adesão á UE de grande parte dos países do Leste Europeu, em 2004 e 2007, prometia uma melhoria nas condições gerais da população desses países. Em geral a adesão foi feita com referendos populares com altas taxas de abstenção.
Os países que ingressaram na União Europeia passaram a ter ajuda para a reestruturação de suas economias, ficando em uma situação um pouco melhor do que aqueles que ficaram fora da União. Os novos ingressantes deveriam atrair novos capitais adotando uma política de privatização, e aproveitar sua vantagem de ter mão de obra mais barata e portanto, atrativa para muitas indústrias. Em geral houve nesses países do leste que aderiram á União Europeia, aumento nas taxas de desemprego, a elevação das tarifas de eletricidade , de aluguéis, de transportes e de outros serviços públicos. Ainda assim ,há vários países da região que preferiam a entrada na União Europeia como forma de atingir um mercado maior e obter algum tipo de auxilio para sua reestruturação econômica. Do ponto de vista geopolítico o que chamou atenção na região foi a adesão á Otan de alguns países do antigo bloco socialista: como a Republica theca , a Polônia , a Bulgária, a Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Letônia, Lituânia, Romênia ,Albânia e a Croácia.
Minorias e Democracia
A ideia de que haveria maior democracia nos países do leste europeu não se concretizou inteiramente, e muitos problemas permaneceram, como os fraudes eleitorais verificados em vários desses países como a região foi palco de muitas mudanças de fronteiras ao longo de sua história, a consistência de povos diferentes em um mesmo pais foi algo comum.
Na Eslováquia há uma minoria de húngaros que conseguiram boa representação política no parlamento. o que acabou ocasionando grande hostilidade dos eslovacos em relação á minoria húngara.
No final dos anos de 1990, houve intensa emigração de ciganos da Eslováquia, o que levou o governo a multiplicar programas para integração desse povo á vida política do país.
Nos momentos de maior crise econômica, surgem em alguns países novos movimentos nacionalistas. Culpam-se as minorias pelos problemas econômicos como um todo.
Na Polônia tem havido perseguições políticas também se tornaram presentes, sendo propostas leis que tornaram ilegal o uso dos símbolos do comunismo e intensificando-se as perseguições aos antigos colaboradores de regime socialista.
Na Hungria e na Rússia tem crescido a adesão ao movimento skinhead, de tendência radical e xenofobia. Enquanto na Europa ocidental os movimentos xenofóbicos voltam-se em geral contra os imigrantes , no leste europeu a descriminação e a violência acabam atingindo as minorias étnicas locais, provocando um clima de grande intolerância.
Industrialização
A região leste da Europa sempre foi mais atrasada economicamente do que a região ocidental. Quando os países ocidentais passaram pela Revolução Industrial, no século XIX, o leste era uma região predominantemente agrícola e pouco desenvolvida.
No entanto, com a crise no regime socialista nos anos de 1980, houve uma enorme queda de investimentos estatais no desenvolvimento tecnológico das indústrias. Assim quando ocorreu o fim do socialismo e a abertura dos mercados desses países, suas indústrias estavam obsoletas, eram pouco produtivas e apresentavam baixas condições de competitividade com as demais indústrias europeias. Muitas dessas indústrias foram fechadas ou privatizadas.
Urbanização
Os países do leste europeu são bem menos urbanizados do que os da Europa ocidental.Em 2011, apenas a Republica Theca e a Bulgária possuíam mais de 70% de população urbana, apenas com o fim do socialismo é que se iniciou, nesses países, um processo de modernização urbana, com novas construções e com muitas construções antigas sendo utilizadas em empreendimento ligados ao setores de serviço.
Economia Regional: características atuais
Mesmo com muitas semelhanças, por seu passado de regime socialista, os países do leste europeu tem diferentes graus de desenvolvimento.
Atualmente as economias mais desenvolvidas do leste europeu são a Republica Theca, a Eslováquia e a Hungria.
Polônia
Graças a suas grandes planícies, a Polônia é um dos principais países agrícolas da Europa. O país É autossuficiente na produção de alimentos. No entanto, nos anos de 1980, a falta de investimentos fez que o setor industrial ficasse obsoleto e altamente concentrado nos bens de produção.
Foi em 2004, com o ingresso do país na União Europeia, que houve considerável aumento das exportações e melhoria nas condições econômicas e sociais.
Republica Theca
O fim do socialismo na Thecoslováquia em 1989 acabou levando ao desmembramento desse país, em 1993, com a criação da República Theca e da Eslováquia.
Os vales dos rios Elba E Moldava oferecem boa produção agropecuária. Muitas propriedades ainda são coletivas, herança do período socialista.
Com a crise de 2008, a União Europeia diminuiu suas importações de bens de consumo e equipamentos, é a Republica Theca sofreu sérios problemas. Em 2009, o PIB Theco diminuiu 4,1%.
Eslováquia
A republica da Eslováquia ocupa os territórios menos desenvolvidos e menos urbanizados da antiga Thecoslováquia.
A crise de 2008 atingiu o país de forma bastante intensa. Em 2011, a Eslováquia teve uma das maiores taxas de desemprego da região.Como forma de tentar solucionar essa situação, houve diminuição nas despesas sociais e nas do setor de saúde, o que fez que piorassem consideravelmente as condições da população mais pobre.
Hungria
Com extensa área de solos férteis, a Hungria foi um dos países que conseguiu estabelecer de maneira mais eficiente uma distribuição de terras no período socialista.
O fim do socialismo e a abertura comercial nos anos de 1990 trouxeram grande quantidade de investimentos externos para a Hungria.
Iugoslávia
A formação da Iugoslávia
Em 1918, com o fim da Primeira Guerra Mundial, foi fundado o Reino dos Sérvios, Croatas, Eslovenos, que em 1929 passou a chamar-se Iugoslávia, sob o governo dos Sérvios.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a fragmentação interna da Iugoslávia facilitou da ocupação do país por italianos e Alemães.
A resistência á invasão nazista foi feita por grupos comunistas favoráveis a uma Iugoslávia unificada-os comandada por Josep Broz Tito, com o fim da Guerra, Tito tornou-se líder do governo Iugoslavo.
A Iugoslávia no pós-guerra
As principais medidas econômicas adotadas pela Iugoslávia foram uma ampla reforma agrária, que entregou cerca de 80% das propriedades para os pequenos produtores, e a adoção de um sistema de autogestão com base na propriedade social e não estatal dos meios de produção e dos recursos naturais administrados pelos trabalhadores.
o fim da Iugoslávia
Tito governou a Iugoslávia até morrer, em 1980. Sob sua liderança os vários grupos étnicos-sérvios , Croatas, Eslovenos , Montenegro e Macedônios conviveram no mesmo Estado, com direitos iguais.
o Desnível econômico entre o Norte e o Sul terminou em uma crise , no qual se manifestaram as tensões entre os várias etnias.
Em 1889, foram feitas reformas de cunho litoral, que provocaram o fim do regime de partido único e a realização de eleições livres(em 1990).
A separação do Croácia motivou a intervenção do exercito Iugoslavo , de maioria Servia , iniciando a Guerra da Croácia (1991). Com o reconhecimento pela comunidade internacional da independência da Croácia e da Eslovênia, a guerra prosseguiu na Bósnia-Herzegovina.
Os gastos com essa guerra levaram a uma intensa crise econômica na região. O desemprego chegou a 50% da população economicamente ativa;a fome, as doenças e outros grandes problemas sócias tornaram-se comuns.
A região da ex-Iugoslávia hoje
Com um passado de guerras étnicas que duraram toda a década de 1990, a região de ex-Iugoslávia é marcada pela tentativa de reconstrução de suas sete repúblicas, incluindo Kosovo. A Republica da Eslovênia pertence a UE, a Croácia fez um pedido para também ingressar nesse bloco econômico, mas não foi aceita até 2011.
A Europa foi atingida intensamente pela crise econômica mundial, no final da década de 2000. Os países que vinham tendo um crescimento em grande escala , entre 2004 e 2007, passaram a crescer negativamente, em 2008 e 2010, evoluíram nas taxas de desemprego e pobreza. Economicamente falando a Croácia , a Eslovênia e a Servia são os países mais desenvolvidos. Tendo cerca de 30% do seu PIB do setor industrial a Eslovênia é o país mais industrializado.
Metade da população Eslovena vive em áreas rurais.A economia da pois é bastante dependente das exportações para a Itália, Alemanha e Austrália.
quarta-feira, 12 de novembro de 2014
Questionário
1- EXPLIQUE O QUE FOI A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS.E EM QUE PAÍS OCORREU ?
R= Foi um movimento militar liderado por jovens oficiais, que pôs fim na ditadura e deu início a um período de democracia e de modernização em PORTUGAL.
2- QUAL SETOR QUE VEM CRESCENDO NA ECONOMIA TURCA ?
R= O setor industrial.
3- QUANDO E PORQUE FOI CRIADA A POLÍTICA PERESTROIKA ?
R= A política Perestroika, uma política aberta e econômica, foi adotado a partir de 1985; com o objetivo de tentar minimizar os efeitos da crise que abalava o sistema soviético.
4- CITE AS DUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PÓS-REVOLUÇÃO NA UNIÃO SOVIÉTICA:
R= A adoção de ampla reforma agrária e a estatização de fábricas e bancos
5- QUAIS INDÚSTRIAS SE DESTACAM NO PARQUE INDUSTRIAL RUSSO ?
R= Metalúrgica ,siderúrgica, naval, bélica, de energia nuclear e petroquímica.
6- CONCEITUE O TRATADO DE COMECOM:
R= Criado em 1949, tinha como objetivo integrar e proporcionar o desenvolvimento econômico dos membros (URSS, Alemanha oriental, Tchecoslávia, Polônia, Bulgária, Hungria e Romênia).
7- ATUALMENTE QUAIS SÃO AS ECONOMIAS MAIS DESENVOLVIDAS DO LESTE EUROPEU?
R= Polônia, Republica Theca, Eslováquia e HUNGRIA.
8- CITE AS INDÚSTRIAS QUE SE DESTACAM NA REPUBLICA THECA:
R= As indústrias tradicionais de cristais e têxteis.
9- COMPLETE:
R= a)Em 1918, com o fim da Primeira guerra mundial foi fundado o reino dos Sérvios , Croatas e Eslovenos, que , em 1929, passou a chamar-se IUGOSLÁVIA sob o governo dos Sérvios.
10- QUEM SÃO OS PRINCIPAIS PARCEIROS COMERCIAIS DA SERVIA ?
R= A Rússia e a União Europeia.
terça-feira, 11 de novembro de 2014
Assinar:
Postagens (Atom)